Reunimos os principais estilos de paisagismo para inspirar projetos que podem ser aplicados em diferentes tipos de jardim.
Olhar para um jardim e ter a sensação de leveza, organização e de contato com a natureza resume basicamente o paisagismo.
Porém, desempenhar este trabalho requer técnicas específicas desde o planejamento, cuidados diários e a preservação do espaço.
Ao criar uma paisagem o profissional responsável entrega mais do que um jardim bonito, aproxima as pessoas da natureza.
Basicamente, o paisagismo pode ser entendido como o mecanismo de organização que monta uma paisagem para um ambiente.
Nesse sentido, o profissional indicado para este trabalho é o arquiteto paisagista, que tem a função de criar ou repensar o ambiente botânico de forma funcional.
Neste artigo, a Cia da Casa mostra como o paisagismo se faz presente em diferentes tipos de jardins.
Jardins com paisagismo
Formal
Quem não conhece aqueles jardins que formam imagens e desenhos geometricamente idênticos a partir de sua própria vegetação?
Para este tipo de paisagismo as regras incluem facilidade de reconhecimento sobre as formas e decoração baseada em um estilo clássico.
Em outras palavras, o jardim formal se caracteriza principalmente pelos vasos feitos de cerâmica e com acabamento detalhado.
Contemporâneo
Neste modelo de jardim o espaço não pode ser problema pois os elementos grandes e retos funcionam melhor para compor a paisagem.
Além disso, o paisagismo de um jardim contemporâneo utiliza plantas maiores, principalmente coloridas e com texturas diferentes.
A paisagem se completa com pavimentação lisa e mobílias modernas.
Colonial
Basicamente o jardim colonial utiliza os mesmos elementos que o jardim rural, porém seu diferencial acaba sendo os lagos ou fontes de água.
Em comum, esses dois tipos de jardim têm a decoração rústica comum em antigas fazendas do período colonial.Mediterrâneo ou praieiro
Aqui a paisagem se constrói com plantas que precisam de mais sol do que regagem e elementos originários do mar como conchas, por exemplo.
Cerâmicas vitrificadas também ajudam a compor a paisagem em canteiros, fontes de água de pequeno porte.
Oriental
Pedras, bambus e água compõem este modelo de jardim que pode ser de qualquer tamanho.
Sem dúvida o bonsai completa a paisagem, assim como magnólias, azaleias, coníferas, árvores perenes, entre outros do mesmo estilo.
A água aparece em lagos criados para simbolizar a vida e a paz, assim como levar calma a partir do equilíbrio do ambiente com a natureza.
Tropical
Talvez o jardim tropical esteja entre os mais conhecidos pelos brasileiros principalmente por ser composto por elementos da natureza.
Certamente encontramos pedras, lagos ou fontes, formando paisagens de aparência natural, com plantas e folhagens típicas das regiões tropicais.
Ou seja, podemos utilizar plantas de grande estrutura, com cores vivas e, de preferência, formato escultural.
Por exemplo, bromélias, bananeiras, gengibre, orquídea, palmeira, entre outros.
Paisagismo com a Cia da casa
Como pudemos ver neste artigo, a tarefa de desenvolver um projeto de paisagismo precisa passar pelas mãos de profissionais capacitados.
Aqui na Cia da Casa, além de toda a manutenção completa do seu jardim, nosso profissionais desenvolvem projetos desta natureza.
A partir de uma equipe de especialistas, a empresa realiza reformas e implantação de jardins, assim como cria projetos de paisagismo.
Está pronto para dar o primeiro passo rumo ao paisagismo do seu ambiente?
Deixe um comentário